errante, por mais distante

mana véia:
.
como vai sua aventura em sampa? eu ainda pelaqui, na serra, assentado no seu sítio, espaçoso.
.
Hoje acordei antes de cinco da matina, luar bem na cara. Zu tb tava desperta, entao convidei pra tentar achar saturno (que já procurara e nao aparecia na primeira metade da noite). Céu límpido, cachorros acordados. A lua, já passada de cheia, caminha sobre leao, perto do poente, e sua luminosidade úmida nao deixa ver quase via láctea.
.
Ele tava lá. Em virgem. Aquele pinguinho salmon com dois fiapos iridescentes, um pra cada lado. É de assanhar o pequeno galileusinho que mora dentro de qualquer um. Aproveitamos e exploramos um pouco do céu q ainda nao víramos: escorpião, e a região de centauro e do cruzeiro. A alfa do cruzeiro tem uma companheirinha minúscula, um pontinho nítido ao lado, que nao se enxerga de modo algum à vista nua;  é divertido ficar comparando o q aparece na luneta e fora, como nalgum jogo infantil de ‘aparece/desaparece’. Um pouco a leste da beta, estrela que faz o topo do cruzeiro, encontrei um chumaço triangular de estrelinhas que parece um pequeno vespeiro. Enquanto Zu observava um aglomerado do centauro q eu tinha focado, diz q passou uma estrela cadente! Ela viu uma micro-cadente só dela, pela luneta!
.
O meu galileusinho bocejou, recolhi a parafernália, comi uma banana e voltei pra cama. Fiquei assim ainda olhando estrelas no teto de navio da sua casa e nem me dei conta quando apaguei. Deve ter sido junto com a lua. Levantei já quase nove. Encontrei Zu estudando grego na sala. Eu disse, hoje eu vi os aneis de saturno. Ela sorriu com olhos. Eu também, disse. Ah!… só então me assegurei. É que foi mesmo.
.
jim
Published in: on 01/02/2010 at 13:04  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flanelografo.wordpress.com/2010/02/01/errante-por-mais-distante/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

