teach me to dance, will you?

Mãe:
Agora fui eu que tive como que um sonho com a madrinha.

Quer dizer, eu estava sonhando sei lá o que, em certo momento alguém apareceu de relance, logo depois eu percebi que havia sido ela. Fiquei na dúvida se devia mencionar o assunto contigo, mas concluí que era preciso. Como se ela o exigisse. É mais ou menos assim — vou florear um tico pra completar as lacunas que não fazem sentido.

Eu estava na Grécia, numa ilha q não era nenhuma das que visitei. Na praia encontrei um vasinho misturado na areia, parecido com aquele que desenhei durante a escavação de Delos do ano passado. Examinei, era antigo, tinha umas pinturas, pareciam figuras dançando. Resolvi copiá-lo no meu caderninho moleskine. Tava ali, naquele esboça apaga tenta de novo, súbito pelas minhas costas ouço uma voz de mulher, falando grego mesmo, e q eu entendia !

— Ah, que bom que você encontrou meu xxxxxxxx (palavra incompreensível) !

Virei, vinha uma grega meio cigana num andar saltitante. Eu, assim meio sonso, estendi a cerâmica na sua direção. Ela tomou, beijou ou cheirou minha cabeça, e se foi. Fiquei ali maravilhado, aparvalhado, tudo se passara num átimo, e agora só me restava do vaso o esboço incompleto no caderno. Voltei a examiná-lo, tentando completar os traços do desenho pelo que ainda me lembrava… quando percebi. Uma das pequenas figuras femininas do vaso. Era ela.

Era ela!

Acordei com essa imagem, corri à escrivaninha mas não consegui mais reproduzir o desenho do vaso. Então, como uma compensação pelo elã perdido, voltei a folhear fotografias da tia, daqueles álbuns que ela te emprestou em 2007 e eu escaneei. Por fim, comecei a remontar o rosto dela em mosaico a partir da coleção miniaturizada de fotos que ela guardou, como se colando fragmentos de vaso, usando o extinto software Centarsia. (Qual o busto do roquette-pinto craquilado em miríades de rádios antigos (segredo: eu me incluí na orelha) que montei nos tempos da exposição, e acabou virando a capa do livro, lembra?) Vai o resultado em anexo (é um arquivo jpg grande, uns 3,5 MB).

benção,
jim
[imeio de 13.out.09]
Published in: on 23/10/2009 at 19:12  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flanelografo.wordpress.com/2009/10/23/teach-me-to-dance-will-you/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

